author
Plantão (PI, CE, MA) (85) 981010712

10 estratégias para vender seu imóvel rapidamente

Não é fácil vender um imóvel. Em muitos casos, o proprietário mantém o anúncio de venda de sua casa ou apartamento por semanas ou até meses, sem obter nenhuma resposta.
Se você se identificou com o que descrevemos acima, talvez seja o momento de rever suas estratégias. Nossos corretores separaram 10 dicas para quem precisa vender um imóvel rapidamente, evitando dores de cabeça e sem baixar muito o preço.

1. Prepare o imóvel para a venda

Essa dica parece muito simples e óbvia, mas saiba que muitas vendas não ocorrem porque a limpeza do imóvel não está em dia. Ao visitar um imóvel, o cliente precisa sentir-se à vontade para imaginar como seria viver naquele espaço. Daí a importância de deixar o ambiente o mais agradável possível.

2. Defina um preço justo

Via de regra, a principal referência para o preço de um imóvel é o valor de mercado, isto é, uma amostra comparativa entre os preços de outros imóveis, com características semelhantes, à venda no mesmo bairro ou região. É preciso também entender qual preço os compradores estão dispostos a pagar pelo imóvel.

3. Capriche no anúncio

Quem está à procura de um imóvel geralmente faz suas buscas pela internet. Então, certifique-se que seu anúncio está postado nas plataformas mais populares e se os clientes poderão encontrá-lo facilmente. Evite fotos de baixa qualidade (escuras, desfocadas) e utilize fotos de diferentes ângulos em todos os cômodos.

4. Mantenha a conservação do imóvel

Pintura da parede descascando, infiltrações, torneiras com vazamento e fiação elétrica exposta são fatores que prejudicam a venda. Caso seu imóvel já tenha recebido várias visitas, mas nenhuma intenção de compra, o problema pode estar no aspecto da conservação do imóvel.

5. Desfazer alterações estranhas

Você quebrou uma parede para fazer um closet ou transformou sua garagem em um escritório. Essas alterações foram úteis para você e sua família, mas podem não ser agradáveis aos olhos do cliente que visita a casa. Então, considere desfazer alterações feitas na planta original do imóvel.

6. Conheça as características do imóvel

É interessante ter na ponta da língua respostas para as perguntas mais comuns feitas por possíveis compradores: quando foi feita a última reforma na instalação elétrica? Qual a distância entre o imóvel e serviços como supermercados e farmácias? Qual lado do imóvel recebe mais raios de sol e mais pancadas de chuva?

7. Atenção ao atendimento

É importante não deixar o cliente esperando uma resposta no WhatsApp e e-mail, tampouco não atender ligações de possíveis compradores. A rapidez da venda dependerá da agilidade (e da qualidade) de seu atendimento.

8. Identifique as necessidades dos clientes

A abordagem correta ao cliente é um fator decisivo na hora de fechar um negócio. Logo, é necessário entender por que aquele cliente está procurando um imóvel: ele quer utilizar o imóvel como fonte de renda, com alugueis? Explore as características positivas da localização do imóvel, indicando as possibilidades de valorização do bem; o cliente busca qualidade de vida? Conte a sua rotina na casa e mostre como o potencial comprador poderá ser feliz morando ali.

9. Mantenha a documentação em dia

Mantenha atualizados e separe em uma pasta de fácil acesso as certidões de registro do imóvel, os demonstrativos de débitos federais e municipais e o carnê do IPTU.

10. Peça ajuda a um profissional

A forma mais adequada para vender um imóvel continua sendo contratar um corretor. Ele saberá identificar quais fatores estão atrapalhando a venda e poderá atrair os compradores certos para o seu imóvel.

Participe da discussão

Compare listings

Comparar