author Plantão (PI, CE, MA) (85) 981010712

Comparar listagens

Caixa anuncia financiamentos imobiliários com juros de 2,95% + IPCA

Caixa anuncia financiamentos imobiliários com juros de 2,95% + IPCA

     [ Caixa Anuncia Redução de Juros para Financiamento ] – O Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães Anunciou na tarde desta terça feira (20) mudanças importantes no financiamento da casa própria. Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro deu um “spoiler”, dizendo que seria uma mudança “histórica”. – 

Ao que tudo indica, o banco deve anunciar um tipo de crédito imobiliário corrigido pela inflação. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, já havia sinalizado em maio a intenção de adotar o IPCA para novos contratos imobiliários. Para completar, na sexta-feira (16), o governo autorizou o uso do índice de inflação (IPCA) para reajustar as prestações do financiamento imobiliário.

Como estar hoje ?

Atualmente, os contratos feitos pelo Sistema Financeiro da Habitação são corrigidos pela TR (Taxa Referencial). A Caixa cobra juros entre 8,5% e 9,75% ao ano mais TR nas suas principais linhas de crédito imobiliário, para compra de imóveis novos ou usados. Essas taxas não são válidas para o Minha Casa, Minha Vida, que cobra juros mais baixos. Como a TR é igual a zero desde 2017 devido à queda dataxa Selic, na prática os juros do financiamento imobiliário ficam limitados à taxa prefixada pela Caixa.

Que Mudanças Teremos ?

Atualmente, os contratos de financiamento habitacional são corrigidos pela TR (Taxa Referencial, hoje zerada). Com a mudança, a Caixa vai reajustar os contratos pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De acordo com as previsões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), esse índice deve fechar em 3,82% neste ano. De acordo com Guimarães, essa nova modalidade aumentará as possibilidades de securitização do crédito imobiliário. “No caso de um produto atrelado à taxa referencial de juros o mercado já falou ‘eu não vou comprar'”, disse o executivo.

Exemplo :

Como o Consumidor é Afetado com essas Mudanças ?

“Usar o IPCA no lugar da TR vai encarecer o financiamento. É só a gente olhar o gráfico dos dois indexadores ao longo dos últimos dez ou 20 anos”, disse Marcelo Prata, especialista em crédito imobiliário e fundador do aplicativo Resale e do site Canal do Crédito. “A TR se mantém mais baixa ao longo do tempo, enquanto o IPCA segue a tendência da economia. Uma hora sobe bastante, outra hora cai um pouco. Ou seja, é bem mais volátil [instável]”, disse Prata.

O gráfico abaixo mostra a diferença de comportamento, mês a mês, entre a TR e o IPCA desde 2004. As variações são percentuais.

Que benefícios essa mudança pode trazer?

Os especialistas em crédito habitacional acreditam que o uso do IPCA como indexador dos contratos imobiliários pode estimular a concorrência entre grandes bancos, fintechs e outras empresas de crédito. O próprio Banco Central declarou que o objetivo do uso do IPCA é estimular a concorrência.

“Para esse mercado ter fôlego e continuar crescendo, é importante mudar o índice de correção dos contratos. Vai ficar mais caro, mas vai garantir que haja mais oferta de crédito na praça, para não depender só dos grandes bancos”, disse Prata.

Ele disse que, hoje, os grandes bancos concentram o dinheiro da poupança, que é a principal fonte de recursos do crédito imobiliário. “Se a gente começar a ter financiamentos atrelados ao IPCA, o consumidor poderá buscar crédito em fintechs e outros participantes do mercado, fora dos grandes bancos.”.

img

Bruno Santos

    Posts relacionados

    Nova Modalidade de Crédito Lançada pela Caixa deixa Prestações mais Baratas

    A Caixa Econômica Federal Divulgou nesta Terça - Feira ( 20 ) a nova modalidade de financiamento...

    Continue lendo

    SAIBA COMO INVESTIR NOS MELHORES LOTES

    COMO INVESTIR NOS MELHORES LOTES Saiba como Investir nos Melhores Lotes   Você tem uma...

    Continue lendo

    Perspectivas para o mercado imobiliário em 2019

    Este ano deve ser o ano da retomada do mercado imobiliário no Brasil. Recentes levantamentos do...

    Continue lendo

    Participe da discussão

    treze + um =