(85) 98101-0712

Whatsapp

Comparar listagens

OS 10 MOTIVOS PARA VOCÊ CONHECER O IPIRANGA, SÃO PAULO

OS 10 MOTIVOS PARA VOCÊ CONHECER O IPIRANGA, SÃO PAULO

1. A formação do bairro tem origem no início do século XVI quando João Ramalho vivia na região do Planalto Piratininga com índios Guaianases. Com a distruibuição de terras, os homens brancos dominaram a região, valorizada principalmente por estar no caminho do mar. A ocupação facilitou a expansão de fazendas e o comércio na região.

 

3. Tradicional no centro, a Casa da Mortadela abriu uma filial no Ipiranga há treze anos. No sanduíche mais amado dos paulistanos, 450 gramas do embutido vem acompanhado de queijo e vinagrete por 12 reais.

4. Pertinho dali, o Hambúrguer do Seu Oswaldo reúne os esfomeados de plantão. A receita do cheese salada, criada há quase cinquenta anos, permanece intacta: no pão, 90 gramas de patinho, queijo prato, maionese, alface e molho de tomate fresco de produção própria.

5. O Parque da Independência é um dos tesouros do bairro. Na área de mais de 21 000 metros quadrados há registros de vários animais, como borboleta-pavão, saguis, gambás-de-orelha-preta e até bicho-preguiça. Os jardins, desenhados pelo paisagista belga Arsenius Puttemans, foram inspirados na área verde ao redor do Palácio de Versalhes, em Paris. O parque é também o local predileto dos skatistas da capital.

Virada Esportiva Skate downhill - Parque da IndependênciaVirada Esportiva Skate downhill – Parque da Independência

 (/)

6. Nas dependências do parque, o Museu Paulista da Universidade de São Paulo, inaugurado em 7 de setembro de 1895, é o mais antigo da capital. Também conhecido como Museu do Ipiranga, é casa de 125 000 peças entre objetos, iconografia e documentação textual. Atualmente está fechado para reforma, mas ainda é possível apreciar a fachada da imponente construção.

7. Nos primeiros anos do século XX, o Ipiranga, região ainda pouco habitada, abrigava várias olarias, o que contribuiu com a ocupação operária do local. Apesar de já sediar algumas fábricas, foi a partir de 1935, com a chegada de grandes indústrias ao bairro, que se iniciou o processo de desenvolvimento.

+ 25 motivos para amar o Tatuapé

8. Entre os restaurantes italianos do local destaca-se a Cantina do Magrão, que tem no cardápio pratos como o bem servido capelete de quatro queijos, cogumelo-de-paris e páprica picante, que serve duas pessoas (R$ 90,00).

9. Desde 1970, a Sorveteria Damp serve os gelados mais pedidos do bairro. Entre os sabores, opções inusitadas, como manjericão, rapadura, queijo brie com damasco e até gorgonzola mais nozes. Um dos mais pedidos, criado em homenagem à história do bairro, é o gelado do príncipe: sorvete de chocolate branco belga com creme de avelã.

10. Dono de vários estabelecimentos no bairro, Osvaldo Nico Gonçalves, o Delegado Nico, mantém quatro casas gastronômicas por lá: Sala VipBar do NicoNico Pasta e Basta e Nico Hamburgueria. Ele é um dos reis do pedaço.

 

Fonte : https://vejasp.abril.com.br/cultura-lazer/25-motivos-para-amar-o-ipiranga/

img

Bruno Santos

Posts relacionados

10 Motivos para conhecer o Paraiso, São Paulo SP

O nome do bairro já diz tudo. Fundado em 1897, o Paraíso oferece tranquilidade com ruas...

Continue lendo

10 Motivos para você Conhecer Perdizes, São Paulo SP

1. Nos idos de 1800, diz-se que havia um casal em uma longínqua “região rural” de São Paulo...

Continue lendo

Os 10 Lugares para você conhecer na Vila Madalena, São Paulo SP

1. Desmembrada de Pinheiros, a Vila Madalena era conhecida no início do século 20 como Vila...

Continue lendo

Participe da discussão

nove − 6 =